terça-feira, 5 de abril de 2011

Times Brasileiros e seus valores!

Duas noticias divulgadas no mês passado fez o mundo financeiro do futebol levantarem algumas questões: Assinatura do Corinthians com a Globo e a participação do Inter em um torneio com Barcelona, Bayern e Milan.

Vamos aos fatos. Não há dúvida que vai ser extremamente prejudicial ao futebol brasileiro essa quebra do Clube dos 13. Méritos nisso tudo só para o Corinthians e para o Flamengo. Os demais clubes até podem receber alguma valor a mais, porem a diferença para os dois clubes. Ou seja, se Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro acharam que fizeram bons negócios, vamos ver daqui a alguns anos. Pior ainda são para times menos expressivos ainda como o Coritiba.

Contra fatos não há argumentos. Vamos aos fatos:

Torcida**
TimesTorcidaRejeiçãoa - b
Flamengo       33,2        20,9        12,3
Cruzeiro         6,8          2,6          4,2
Grêmio         7,7          3,9          3,8
São Paulo       16,8        14,4          2,4
Atlético MG         5,0          3,1          1,9
Santos         5,2          3,9          1,3
Inter         4,8          3,9          0,9
Fluminense         3,1          3,9        (0,8)
Corinthians       25,8        27,4        (1,6)
Botafogo         3,1          7,8        (4,7)
Palmeiras       11,6        18,3        (6,7)
Vasco         7,9        15,7        (7,8)


** Valor em milhões
ND - Não disponíveis por serem menos relevante.

Considerando essa tabela podemos ver que o Flamengo é o único time que merece um diferencial por sua torcida. Já o Corinthians tem mais rejeição do que apoio. Logo, se há torcedores querendo assistir seus jogos, há mais torcedores que vão preferir mudar de canal. Claro que isso pode mudar com jogadores populares, como foi o caso do Ronaldo.

TimesSócios
Inter 102.000
Grêmio   54.000
Corinthians   46.500
São Paulo   43.000
Santos   31.500
Vasco   30.000
Cruzeiro   18.000
Fluminense     5.000
Palmeiras     4.000
Flamengo     3.000
Atlético MG ND 
Botafogo ND 


O número de sócios mostram a fidelidade de sua torcida, e nesse aspecto o Internacional está muito a frente dos demais. Mas outros times já merecem destaque como o Grêmio, Corinthians e São Paulo.

 

Títulos*
TimesNacionaisInternacTotal
Inter066
São Paulo303
Fluminense202
Flamengo202
Corinthians101
Santos101
Atlético MG000
Cruzeiro000
Vasco000
Botafogo000
Palmeiras000
Grêmio000

*Considerando os últimos 5 anos

Já quando o assunto é dentro das 4 linhas, não há concorrência nos últimos 5 anos. O Internacional é o time do momento, levanta uma taça importante por ano. Isso representa uma visibilidade de vencedor e de boa gestão. São Paulo tem três títulos.


Torneios*
TimesInternacionais
Inter
9
São Paulo
4
Cruzeiro
3
Grêmio
3
Fluminense
2
Flamengo
2
Palmeiras
2
Corinthians
2
Santos
2
Atlético
0
Vasco
0
Botafogo
0


*Considerando os últimos 5 anos

A participação em torneios internacionais nos últimos 5 anos não deixa dúvidas do time que tem maior exposição no exterior. Exatamente o oposto do que acontece no Brasil. Esses dados não levam em consideração a Copa Sulamericana. Enquanto o Inter está sempre disputando jogos fora do Brasil, e conseqüentemente conquistando títulos, parece uma incoerência ter um patrocínio regional.


Jogos contra times
TimesEuropeus*
Inter
3
Atlético MG
0
Cruzeiro
0
Vasco
0
Botafogo
0
Fluminense
0
Flamengo
0
Palmeiras
0
São Paulo
0
Corinthians
0
Santos
0
Grêmio
0


*Considerando os últimos 5 anos

Essa tabela fala por si só.

Pra que todas essas informações se o que interessa é investimento x retorno. Vamos ver o quanto cada time ganha com patrocínios:

TimesPatrocinio**
Corinthians       59,50
Flamengo       57,00
São Paulo       46,00
Palmeiras       27,70
Santos       24,50
Cruzeiro       23,00
Grêmio       22,10
Vasco       21,20
Fluminense       18,50
Atlético MG
 ND 
Botafogo
 ND 
Inter
 ND 


** Valor em milhões
ND - Não disponíveis por serem menos relevante.


Corinthians e Flamengo são os que mais faturam. São Paulo vem em seguida. Depois o resto é o resto. Nessa conta está tanto o valor pago pela publicidade nas camisas, quanto pela fabricante de materiais esportivos.

Agora, considerando várias variáveis podemos dizer qual a grandeza de cada clube no Brasil. Ou qual a grandeza de cada time de futebol. O que isso influencia nos acordos com a TV? NADA, somente a questão de número de torcedores que importa.











































































































Nenhum comentário:

Postar um comentário