Duas noticias divulgadas no mês passado fez o mundo financeiro do futebol levantarem algumas questões: Assinatura do Corinthians com a Globo e a participação do Inter em um torneio com Barcelona, Bayern e Milan.
Vamos aos fatos. Não há dúvida que vai ser extremamente prejudicial ao futebol brasileiro essa quebra do Clube dos 13. Méritos nisso tudo só para o Corinthians e para o Flamengo. Os demais clubes até podem receber alguma valor a mais, porem a diferença para os dois clubes. Ou seja, se Vasco, Fluminense, Botafogo, Grêmio, Palmeiras, Cruzeiro acharam que fizeram bons negócios, vamos ver daqui a alguns anos. Pior ainda são para times menos expressivos ainda como o Coritiba.
Contra fatos não há argumentos. Vamos aos fatos:
Torcida** | |||
Times | Torcida | Rejeição | a - b |
Flamengo | 33,2 | 20,9 | 12,3 |
Cruzeiro | 6,8 | 2,6 | 4,2 |
Grêmio | 7,7 | 3,9 | 3,8 |
São Paulo | 16,8 | 14,4 | 2,4 |
Atlético MG | 5,0 | 3,1 | 1,9 |
Santos | 5,2 | 3,9 | 1,3 |
Inter | 4,8 | 3,9 | 0,9 |
Fluminense | 3,1 | 3,9 | (0,8) |
Corinthians | 25,8 | 27,4 | (1,6) |
Botafogo | 3,1 | 7,8 | (4,7) |
Palmeiras | 11,6 | 18,3 | (6,7) |
Vasco | 7,9 | 15,7 | (7,8) |
** Valor em milhões
ND - Não disponíveis por serem menos relevante.
Considerando essa tabela podemos ver que o Flamengo é o único time que merece um diferencial por sua torcida. Já o Corinthians tem mais rejeição do que apoio. Logo, se há torcedores querendo assistir seus jogos, há mais torcedores que vão preferir mudar de canal. Claro que isso pode mudar com jogadores populares, como foi o caso do Ronaldo.
Times | Sócios |
Inter | 102.000 |
Grêmio | 54.000 |
Corinthians | 46.500 |
São Paulo | 43.000 |
Santos | 31.500 |
Vasco | 30.000 |
Cruzeiro | 18.000 |
Fluminense | 5.000 |
Palmeiras | 4.000 |
Flamengo | 3.000 |
Atlético MG | ND |
Botafogo | ND |
O número de sócios mostram a fidelidade de sua torcida, e nesse aspecto o Internacional está muito a frente dos demais. Mas outros times já merecem destaque como o Grêmio, Corinthians e São Paulo.
Títulos* | |||
Times | Nacionais | Internac | Total |
Inter | 0 | 6 | 6 |
São Paulo | 3 | 0 | 3 |
Fluminense | 2 | 0 | 2 |
Flamengo | 2 | 0 | 2 |
Corinthians | 1 | 0 | 1 |
Santos | 1 | 0 | 1 |
Atlético MG | 0 | 0 | 0 |
Cruzeiro | 0 | 0 | 0 |
Vasco | 0 | 0 | 0 |
Botafogo | 0 | 0 | 0 |
Palmeiras | 0 | 0 | 0 |
Grêmio | 0 | 0 | 0 |
*Considerando os últimos 5 anos
Já quando o assunto é dentro das 4 linhas, não há concorrência nos últimos 5 anos. O Internacional é o time do momento, levanta uma taça importante por ano. Isso representa uma visibilidade de vencedor e de boa gestão. São Paulo tem três títulos.
Torneios* | |
Times | Internacionais |
Inter | 9 |
São Paulo | 4 |
Cruzeiro | 3 |
Grêmio | 3 |
Fluminense | 2 |
Flamengo | 2 |
Palmeiras | 2 |
Corinthians | 2 |
Santos | 2 |
Atlético | 0 |
Vasco | 0 |
Botafogo | 0 |
*Considerando os últimos 5 anos
A participação em torneios internacionais nos últimos 5 anos não deixa dúvidas do time que tem maior exposição no exterior. Exatamente o oposto do que acontece no Brasil. Esses dados não levam em consideração a Copa Sulamericana. Enquanto o Inter está sempre disputando jogos fora do Brasil, e conseqüentemente conquistando títulos, parece uma incoerência ter um patrocínio regional.
Jogos contra times | |
Times | Europeus* |
Inter | 3 |
Atlético MG | 0 |
Cruzeiro | 0 |
Vasco | 0 |
Botafogo | 0 |
Fluminense | 0 |
Flamengo | 0 |
Palmeiras | 0 |
São Paulo | 0 |
Corinthians | 0 |
Santos | 0 |
Grêmio | 0 |
*Considerando os últimos 5 anos
Essa tabela fala por si só.
Pra que todas essas informações se o que interessa é investimento x retorno. Vamos ver o quanto cada time ganha com patrocínios:
Times | Patrocinio** |
Corinthians | 59,50 |
Flamengo | 57,00 |
São Paulo | 46,00 |
Palmeiras | 27,70 |
Santos | 24,50 |
Cruzeiro | 23,00 |
Grêmio | 22,10 |
Vasco | 21,20 |
Fluminense | 18,50 |
Atlético MG | ND |
Botafogo | ND |
Inter | ND |
** Valor em milhões
ND - Não disponíveis por serem menos relevante.
Corinthians e Flamengo são os que mais faturam. São Paulo vem em seguida. Depois o resto é o resto. Nessa conta está tanto o valor pago pela publicidade nas camisas, quanto pela fabricante de materiais esportivos.
Agora, considerando várias variáveis podemos dizer qual a grandeza de cada clube no Brasil. Ou qual a grandeza de cada time de futebol. O que isso influencia nos acordos com a TV? NADA, somente a questão de número de torcedores que importa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário